Modalidades

Gestantes

Pilates x Gestação

Durante a gravidez, o centro de gravidade na mulher muda aumentando muito a curvatura lombar. Os exercícios de PILATES promovem um fortalecimento dos músculos da coluna, das pernas, e é particularmente bem sucedido a tonificar os músculos do períneo, abdominais profundos e glúteos dando maior sustentação para a barriga e para a coluna, aliviando dores lombares, permitindo assim, que as mudanças físicas que ocorrem sejam bem toleradas durante toda a gestação.

A técnica é ideal para as gestantes, uma vez que elas não podem ser submetidas a exercícios de alto impacto. A palavra-chave do Pilates durante a gravidez é a concentração. Os exercícios são lentos, com controle da respiração e total observação dos músculos trabalhados. É feita uma adaptação dos movimentos, primeiramente eles são suavizados e as posições de alguns exercícios também são modificadas para não entrar em choque com a anatomia da grávida. Não há suor, não há desgaste e o resultado é uma nova relação com o corpo.

A prática deve começar após o terceiro mês e de   uma forma bem suave, porém, os exercícios só podem ser iniciados após liberação médica. O momento de parar também é variável de pessoa para pessoa, podendo, se não houver nenhum tipo de desconforto em sua prática, ser praticado até o último mês de gravidez a não ser que a gestante tenha uma gravidez de risco.

 

Benefícios do Pilates na gestação

A respiração é reeducada trazendo tranquilidade para a mulher e auxilia a inspiração e a expiração no final da gravidez, quando a barriga avantajada pressiona o diafragma dando aquela sensação de falta de ar e pode ajudar na hora do parto normal.

• A gestante se torna mais tranquila e consciente dos seus atos melhorando a coordenação e controle destes.
• Melhora da irrigação sanguínea evitando varizes e aquele inchaço típico das gestações.
• Promove fortalecimento dos membros superiores e inferiores e das mamas (essencial para receber o bebê).
• Melhora a postura, o tônus muscular e alivia a sobrecarga de peso nas pernas e na coluna.

Dicas para a futura Mamãe

• Não espere fazer ganhos e avanços físicos durante o tempo da gravidez.
• Use esta oportunidade de aprender sobre seu corpo e respeitá-lo.
• Este não é o momento de experimentar novos exercícios desafiadores.
• Hidrate-se mais do que o normal! A necessidade de água aumenta durante a gravidez, especialmente quando você está se exercitando.
• Esteja consciente de seu corpo, e pare o exercício se você se sentir cansada, com falta de ar ou tensa.O momento do exercício é um tempo só seu, mas esteja consciente de que mais alguém está se exercitando com você.
• Lembre-se que o Pilates não é apenas para as 40 semanas de gestação, mas também prepara a mulher para os rigores físicos do parto e os cuidados com o recém nascido. Estar em forma fisicamente vai ser de grande ajuda nas atividades diárias de nova mamãe.

 

Atendimento Individual Personalizado

O Atendimento individual é oferecido a quem deseja maior privacidade e para quem necessita de cuidados Especiais. No Primeiro Atendimento é feita uma avaliação objetivando traçar um plano de atendimento de acordo com as necessidades próprias de cada cliente.

 

Grupos Personalizados

O Atendimento é feito com no máximo de 3 clientes por sala e por Fisioterapeuta, respeitando as necessidades especificas de cada cliente mantendo a qualidade e objetivos do atendimento. No primeiro atendimento é feita uma Avaliação Individual objetivando traçar um plano de atendimento de acordo com a necessidade própria de cada cliente.

 

Idoso

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates)

O número de Idosos no Brasil e no mundo tem crescido acentuadamente nos últimos anos. Este aumento da expectativa de vida traz consigo a necessidade de cuidados especiais a esta camada da população incluindo aqui tudo que possa resultar em atividades que previnam ou tratem as alterações próprias do envelhecimento ou das diversas patologias que podem acometer o individuo nesta fase da vida.
Neste sentido o Método Pilates através de um conjunto de exercícios que intensifica a atividade física e mental, melhora a funcionalidade e autonomia destes indivíduos.

Por ser uma atividade que não oferece impacto sobre as articulações e que trabalha muitos os alongamentos e fortalecimentos, alem de melhorar significativamente a respiração o Pilates pode beneficiar o idoso portador de muitas alterações como Artroses, Artrite reumatóide, Discopatias degenerativas, Diabetes Mellitus, Osteoporose, alterações do Equilíbrio, Cardiopatias, Incontinência Urinaria dentre outras.

Home Care

Fazemos atendimentos domiciliares de Fisioterapia e Pilates. Se você não pode vir até nós, nós iremos ate você, atendimento no Mat (solo) utilizando acessórios. Consulte a recepção e solicite um agendamento.

 

                                                             E-mail: contato@studiofenixpilates.com.br | Unidade Vila São Francisco | Telefone: (11) 2737-9992 / 2737-9993